O primeiro trem da Ferrovia Norte-Sul, com destino a Anápolis (GO), concluiu com sucesso sua viagem inaugural nesta semana. Operada pela Brado e Rumo, a composição percorreu 1.511 km, partindo de Cubatão (SP) pela Malha Paulista. O trajeto, que durou três dias, foi um teste pioneiro para este trecho crucial da ferrovia.
A bordo de 58 vagões, o trem transportava 112 contêineres, sendo 32 deles carregados com insumos agrícolas provenientes da China, Estados Unidos e Europa. Os 80 restantes seguiram vazios, destinados aos clientes de exportação no fluxo Anápolis-Santos e para formar um depósito no Porto Seco de Anápolis.
Para Marcelo Saraiva, CEO da Brado, este momento representa um marco histórico para a infraestrutura brasileira. Ele afirmou que essa rota há muito aguardada impulsionará o crescimento da região, criando novas oportunidades econômicas.
Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, destacou que o transporte de contêineres por ferrovia abre novas perspectivas econômicas para as áreas atendidas por esse serviço. Segundo ele, a ferrovia será um catalisador de desenvolvimento, promovendo a geração de empregos e potencializando as atividades econômicas nos municípios atendidos.
A próxima viagem de retorno da ferrovia está programada para transportar pluma de algodão da safra recém-iniciada na Bahia até o Porto de Santos, para exportação. A Ferrovia Norte-Sul, com uma extensão total de 1.527 km entre Estrela D´Oeste (SP) e Porto Nacional (TO), percorre as regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste, sendo uma obra que estava em construção há 40 anos. Este marco representa não apenas uma conquista logística, mas também um impulso significativo para a economia e o desenvolvimento das regiões atendidas.
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Fonte: Globo Rural